sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Henna: a tinta natural- parte 2

Pois é, mais uma vez enveredei pelos caminhos da Henna, como ainda tinha o resto e apetecia-me mudar de cor novamente, cá fui eu, muito também porque já não me lembrava da experiência anterior.

O que posso dizer da experiência, bem não achei que mudasse a cor do cabelo em grande coisa, confesso que esta experiência desta vez foi um pouco mais complicada porque desta vez fiz tudo sozinha e da outra vez tive ajuda da minha irmã...

Outro dos incovenientes, é o cheiro que apesar de disfarçado, nunca passa ao escrutínio do meu marido, que é um esquisito com odores e começa a reclamar quando me lembro de fazer hidratações com aloe vera (babosa). Resta dizer, como sempre que hoje não escapou, chegou ao pé de mim e afirmou " O teu cabelo tá com um cheiro esquisito..", enfim..

De resto, acho que no que respeita a uma hidratação profunda, cumpre bem o seu papel.

Poderão conferir no video que fiz sobre o tema.

Por hoje é tudo!!

Beijos Afro Crespos

Finalização: RakeNShake ou Método Pentear/Sacudir

Pois é, como o prometido é devido, aqui estou eu hoje para vos falar do RakeNShake, um método que nos últimos tempos se tornou muito querido para mim.

Na verdade, vou usando diversas formas de finalizar, dependendo ou não do grau de perguiça. A minha rotina passa por lavar os cabelos de 2 a 3x por semana, sendo que como sabem, faço co-wash (lavo o cabelo somente com amaciador), abrindo exepções uma a duas vezes por mês, altura em que utilizo champô ou bicarbonato de sódio, que também resulta lindamente para retirar as impurezas do cabelo.
De resto, a noite, não costumo ter nenhum cuidado adicional, como muitas afros tem, tais como trançar o cabelo ou fazer twists, muito porque acho que o cabelo ainda está curto e que daria muito trabalho, enfim esta sou eu... ;) hehe, portanto a única coisa que uso é uma fronha de cetim improvisada por mim, basicamente, fui á loja dos tecidos no Rossio, comprei uma considerável quantidade de cetim, medi com uma fronha que tinha em casa, cortei e cosi as pontas e voilá.

Assim, e voltando á finalização, posso vos dizer que este é o método que uso que me deixa o cabelo mais definido (o RakeNShake), de seguida vem o método da Teri Laflesh, descrito no Livro Curly Like Me (o Tightly Curly) e depois para os dias em que não me apetece fazer nada de especial, é sair do banho, aplicar um pouco de creme de pentear, conjugado com um pouco de óleo de coco, azeite ou rícinio e ir á minha vidinha, nesses dias o cabelo fica mais afro, mais juba e com mais frizz, factores que sem dúvida não me fazem gostar menos dele..

Pois é, posso dizer que passado 1 ano e 5 meses do meu BC, só a bem pouco tempo é que percebi o que vai realmente bem com o meu cabelo, ou melhor quais os métodos ideais, tendo em conta os fatores tempo vs. paciência vs. uma outra data de fatores. Poderão considerar que é muito tempo, eu sinceramente, também acho que é, mas é todo um percurso de descoberta, de tentativa e erro e nem sempre é fácil.

Pronto, resumindo e concluindo para conseguir olook da foto que postei (caracóis), inspiro-me neste vídeo, sendo que após lavar o cabelo, coloco logo uma pequena quantidade de creme de pentear, atualmente estou a usar o seda caracóis comportados (que se trata de um creme de pentear com silicones), e depois coloco azeite de oliva, dividindo depois o cabelo em secções e seguindo posteriormente o método apresentado, Rake (desembaraçar o cabelo com os dedos) e depois Shake (abanar um pouquito e soltar).

Espero que gostem e que consigam obter resultados iguais ou parecidos aos meus.

Beijos e cuidem do Afro/Crespo! ;*

Ps. O meu cabelo esta entre o 3b, 4a... como tal não sei se será garantido o mesmo resultado em cabelos com uma textura diferente da minha!