Na verdade, vou usando diversas formas de finalizar, dependendo ou não do grau de perguiça. A minha rotina passa por lavar os cabelos de 2 a 3x por semana, sendo que como sabem, faço co-wash (lavo o cabelo somente com amaciador), abrindo exepções uma a duas vezes por mês, altura em que utilizo champô ou bicarbonato de sódio, que também resulta lindamente para retirar as impurezas do cabelo.
De resto, a noite, não costumo ter nenhum cuidado adicional, como muitas afros tem, tais como trançar o cabelo ou fazer twists, muito porque acho que o cabelo ainda está curto e que daria muito trabalho, enfim esta sou eu... ;) hehe, portanto a única coisa que uso é uma fronha de cetim improvisada por mim, basicamente, fui á loja dos tecidos no Rossio, comprei uma considerável quantidade de cetim, medi com uma fronha que tinha em casa, cortei e cosi as pontas e voilá.
Assim, e voltando á finalização, posso vos dizer que este é o método que uso que me deixa o cabelo mais definido (o RakeNShake), de seguida vem o método da Teri Laflesh, descrito no Livro Curly Like Me (o Tightly Curly) e depois para os dias em que não me apetece fazer nada de especial, é sair do banho, aplicar um pouco de creme de pentear, conjugado com um pouco de óleo de coco, azeite ou rícinio e ir á minha vidinha, nesses dias o cabelo fica mais afro, mais juba e com mais frizz, factores que sem dúvida não me fazem gostar menos dele..
Pois é, posso dizer que passado 1 ano e 5 meses do meu BC, só a bem pouco tempo é que percebi o que vai realmente bem com o meu cabelo, ou melhor quais os métodos ideais, tendo em conta os fatores tempo vs. paciência vs. uma outra data de fatores. Poderão considerar que é muito tempo, eu sinceramente, também acho que é, mas é todo um percurso de descoberta, de tentativa e erro e nem sempre é fácil.
Pronto, resumindo e concluindo para conseguir olook da foto que postei (caracóis), inspiro-me neste vídeo, sendo que após lavar o cabelo, coloco logo uma pequena quantidade de creme de pentear, atualmente estou a usar o seda caracóis comportados (que se trata de um creme de pentear com silicones), e depois coloco azeite de oliva, dividindo depois o cabelo em secções e seguindo posteriormente o método apresentado, Rake (desembaraçar o cabelo com os dedos) e depois Shake (abanar um pouquito e soltar).
Espero que gostem e que consigam obter resultados iguais ou parecidos aos meus.
Beijos e cuidem do Afro/Crespo! ;*
Ps. O meu cabelo esta entre o 3b, 4a... como tal não sei se será garantido o mesmo resultado em cabelos com uma textura diferente da minha!
Sem comentários:
Enviar um comentário