foto exemplificativa do que são 'edges' ou 'extremos' do cabelo |
Assim, o que me acontecia quando aplicava desfrizo/relaxante é que nas partes laterais do cabelo, como já estavam tão massacradas, não aceitavam o desfrizo e nem mesmo as escovas químicas dessa vida (progressivas, marroquinas), eu poderia ir ao cabeleireiro, o cabelo ficava todo lisinho e no dia a seguir as laterais do meu cabelo ficavam com uma textura diferente, toda enrugada....
A verdade é que eu não ligava muito a isso, passava com prancha quente ou secador e lá ia eu toda contente da vida, mas acreditem este era um Sinal de Pedido de Ajuda que o meu cabelo me estava a fazer, ele dizia-me subtilmente...pára com os químicos!!!!
E perguntam vocês, então agora já não tens esse problema???? Infelizmente a resposta é negativa, actualmente, não coloco químicos no meu cabelo há mais de 1ano, e continuo a ter Scab Hair, ou seja o meu cabelo na lateral não define nem por nada e poderá levar algum tempo a que volte ao seu estado normal.
Como é possível?
A explicação que encontrei está relacionada com o facto de os relaxantes/desfrizantes serem compostos por substâncias causticas que quando premanecem muito tempo no cabelo ou são usadas de forma continuada e ineterrupta afectam a produção de sebo própria do couro cabeludo.
O que tenho feito para combater isto é, essencialmente passar uma dose extra de Óleo de Coco e Manteiga de Karité nos extremos do meu couro cabeludo(e ocasionalmente faço massagens com algum destes óleos: oliva, côco ou rícinio), daqui a uns tempos quando o cabelo estiver maior, começarei a cortar as laterais e a ver se o cabelo ganha definição.
A chave é, paciência e a verdade é que a tenho, pois quero ter um cabelo o mais bonito e saudável possível!
Fontes: (Em Inglês):
Sem comentários:
Enviar um comentário