terça-feira, 17 de junho de 2014

Scab Hair (ou Cabelo Crosta???)

Bem, como usei químicos, com o objectivo de alisar o meu cabelo, por cerca de 20 anos, o meu cabelo ficou algo sensibilizado, principalmente naquilo a que as americanas denominam de 'edges', ou seja nos extremos do couro cabeludo (á falta de tradução melhor..).
foto exemplificativa do que são 'edges' ou 'extremos' do cabelo
Fonte da imagem: freshlengths.blogspot.com 

Assim, o que me acontecia quando aplicava desfrizo/relaxante é que nas partes laterais do cabelo, como já estavam tão massacradas, não aceitavam o desfrizo e nem mesmo as escovas químicas dessa vida (progressivas, marroquinas), eu poderia ir ao cabeleireiro, o cabelo ficava todo lisinho e no dia a seguir as laterais do meu cabelo ficavam com uma textura diferente, toda enrugada.... 

A verdade é que eu não ligava muito a isso, passava com prancha quente ou secador e lá ia eu toda contente da vida, mas acreditem este era um Sinal de Pedido de Ajuda que o meu cabelo me estava a fazer, ele dizia-me subtilmente...pára com os químicos!!!!

E perguntam vocês, então agora já não tens esse problema???? Infelizmente a resposta é negativa, actualmente, não coloco químicos no meu cabelo há mais de 1ano, e continuo a ter Scab Hair, ou seja o meu cabelo na lateral não define nem por nada e poderá levar algum tempo a que volte ao seu estado normal.

Como é possível?

A explicação que encontrei está relacionada com o facto de os relaxantes/desfrizantes serem compostos por substâncias causticas que quando premanecem muito tempo no cabelo ou são usadas de forma continuada e ineterrupta afectam a produção de sebo própria do couro cabeludo.

O que tenho feito para combater isto é, essencialmente passar uma dose extra de Óleo de Coco e Manteiga de Karité nos extremos do meu couro cabeludo(e ocasionalmente faço massagens com algum destes óleos: oliva, côco ou rícinio), daqui a uns tempos quando o cabelo estiver maior, começarei a cortar as laterais e a ver se o cabelo ganha definição.

A chave é, paciência e a verdade é que a tenho, pois quero ter um cabelo o mais bonito e saudável possível!


Fontes: (Em Inglês):





Sem comentários:

Enviar um comentário