domingo, 10 de agosto de 2014

Jornada Saudável

Durante a minha jornada de retorno ao cabelo natural, também iniciei uma jornada para uma vida e alimentação mais saudáveis, no fundo depois de investigar cheguei a conclusão que uma grande parte das naturistas também acaba por seguir esta jornada da mesma forma que eu, pois ter um cabelo natural, é mais que isso, a meu ver acaba por ser um estado de aceitação daquilo que somos e de querermos estar o melhor que podemos estar.

No que respeita a vida saudável, andava constantemente em ciclos em que quando ganhava uns quilinhos a mais, iniciava dietas malucas, dietas de privação e que tinham como consequência ou andar sempre esfomeada, ou uma sensação de tontura intensa, desta vez além de entrar em transição em Abril de 2013, também comecei a ter outra consciência de mim, do meu corpo e em relação á minha alimentação, assim em Abril/Maio decidi optar por uma alimentação mais saudável e fi-lo com pequenas mudanças, reduzi nos hidratos de carbono e aumentei o consumo de legumes e frutas, aumentando também o consumo de água e chás, e cortei definitivamente com o leite de vaca, de referir que essa foi a principal mudança na minha alimentação.

Ao mesmo tempo iniciei as caminhadas, como estava na primavera/início do verão, as caminhadas faziam-se bem, contudo a medida que o inverno se aproximava, comecei a pensar em alternativas, pois queria continuar activa, e foi quando me deparei com o P90X e mais tarde, com o Insanity, acabei por optar pelo Insanity, trata-se de uma série de vídeos que consistem em exercícios que envolvem muita cardio, exercícios estes que se podem fazer em casa, sendo que não é necessário utilizar nenhum tipo de equipamento específico, ou seja, não são necessários pesos/elásticos e afins, é apenas utilizada a força do corpo.
No decorrer d este processo perdi cerca de 10kilos, sendo que quando inicei pesava cerca de 82k e consegui chegar aos 70k em dezembro de 2013.

A procura por uma alimentação saudável é de facto muito importante para a pele e cabelo, pois a verdadeira beleza vem de dentro para fora, e acredito que o consumo de certos alimentos poderá influir directamente numa aparência mais saudável.


Posso afirmar que não foi fácil, mas valeu a pena, sinto-me muito satisfeita com os resultados, apesar de agora já ter ganho cerca de 2k, mas como sou relativamente alta 1.74, ainda me encontro dentro do IMC indicado para mim, por agora parei com o insanity e voltei as caminhadas, pois trata-se de ciclos de exercício muito intensos e de alto impacto, o que afecta os meus joelhos, os meus objectivos maiores neste momento, são irradicar de vez a flacidez e continuar a ter uma vida/alimentação saudáveis, algo que acredito que se reflecte na minha aparência exterior.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Henna, a tinta natural

Já há algum tempo que queria pintar, porque adoro mudar seja a cor ou o corte, quando tinha o cabelo liso tinha sempre de fazer alterações.

Contudo, depois de um ano sem colocar qualquer tipo de químicos  no cabelo, confesso que estava muito indecisa/apreensiva, não que eu seja uma radicalista extrema, mas pelo que tenho lido nos grupos de 'naturalistas' a que pertenço, por vezes a textura dos fios fica alterada e com um aspecto alisado, além do ressecamento que as tintas provocam nos fios.
Assim, e como acho que ainda não estou preparada para uma nova experiência 'química', comecei a procurar alternativas e encontrei a Henna, mas como me encontrava perante várias hipóteses, coloquei essa um pouco de parte, até que, recentemente a henna mais uma vez veio ao meu encontro, nesta review, e desta feita resolvi experimentar...

Como queria uma alteração grande na cor (já algum tempo que andava a ponderar pintar de uma cor mais clara) optei pela Lush Caca Rouge, a qual misturei um pouco de óleo de amêndoas e rícinio, posso dizer que gostei bastante do resultado, não tanto devido a cor,  que seria o objectivo inicial, pois só vejo os reflexos perto da luz,  mas no que respeita á suavidade e definição, adorei!! 
A sensação que me deu foi que o meu cabelo estava chateado comigo e que depois de ter estado em contacto com a Henna fizemos as pazes!!

Bem em relação aos inconvenientes, nem tudo são rosas..

Posso então salientar, o facto de teres de ficar 4hrs com a Henna no cabelo para a cor pegar, o facto de ao colocares a cabeça debaixo do chuveiro a henna demorar uma eternidade a sair toda, do género, não sei se já tiveste esta experiência, mas, quando vais a praia e sem querer o teu cabelo entra em contacto com a areia e depois lavas, lavas e lavas e a areia custa a sair, e finalmente, o cheiro que a mim não me incomodou muito, mas do qual a minha irmã fartou-se de reclamar quando eu estava a aplicar o produto.

Agora resta esperar pelas próximas lavagens e perceber também, se com o sol e a praia o cabelo vai ficando mais claro!

Algumas fotos do processo:





Com a Henna

Depois de ter tirado a henna, e ter lavado com shampoo sólido de côco Lush e condicionador côco Herbal Essences

Com o cabelo finalizado com Leave-in
Aqui nota-se um pouco a cor

Recomendações: Ao aplicar a henna ter vestidas roupas velhas, utilizar luvas e colocar vaselina nas laterais e orelhas, colocar uma toca para reter o calor que irá ajudar na activação da cor e aplicar a henna num local da casa em que, posteriormente a limpeza seja fácil!

terça-feira, 17 de junho de 2014

Scab Hair (ou Cabelo Crosta???)

Bem, como usei químicos, com o objectivo de alisar o meu cabelo, por cerca de 20 anos, o meu cabelo ficou algo sensibilizado, principalmente naquilo a que as americanas denominam de 'edges', ou seja nos extremos do couro cabeludo (á falta de tradução melhor..).
foto exemplificativa do que são 'edges' ou 'extremos' do cabelo
Fonte da imagem: freshlengths.blogspot.com 

Assim, o que me acontecia quando aplicava desfrizo/relaxante é que nas partes laterais do cabelo, como já estavam tão massacradas, não aceitavam o desfrizo e nem mesmo as escovas químicas dessa vida (progressivas, marroquinas), eu poderia ir ao cabeleireiro, o cabelo ficava todo lisinho e no dia a seguir as laterais do meu cabelo ficavam com uma textura diferente, toda enrugada.... 

A verdade é que eu não ligava muito a isso, passava com prancha quente ou secador e lá ia eu toda contente da vida, mas acreditem este era um Sinal de Pedido de Ajuda que o meu cabelo me estava a fazer, ele dizia-me subtilmente...pára com os químicos!!!!

E perguntam vocês, então agora já não tens esse problema???? Infelizmente a resposta é negativa, actualmente, não coloco químicos no meu cabelo há mais de 1ano, e continuo a ter Scab Hair, ou seja o meu cabelo na lateral não define nem por nada e poderá levar algum tempo a que volte ao seu estado normal.

Como é possível?

A explicação que encontrei está relacionada com o facto de os relaxantes/desfrizantes serem compostos por substâncias causticas que quando premanecem muito tempo no cabelo ou são usadas de forma continuada e ineterrupta afectam a produção de sebo própria do couro cabeludo.

O que tenho feito para combater isto é, essencialmente passar uma dose extra de Óleo de Coco e Manteiga de Karité nos extremos do meu couro cabeludo(e ocasionalmente faço massagens com algum destes óleos: oliva, côco ou rícinio), daqui a uns tempos quando o cabelo estiver maior, começarei a cortar as laterais e a ver se o cabelo ganha definição.

A chave é, paciência e a verdade é que a tenho, pois quero ter um cabelo o mais bonito e saudável possível!


Fontes: (Em Inglês):





segunda-feira, 16 de junho de 2014

Corte Radical = Big Chop

No início de Setembro de 2013 fiz o meu corte radical, tinha na altura apenas 5 dedos de cabelo natural, pensava eu que era muito, contudo apenas quando cortei é que realmente me apercebi das reais dimensões em relação ao que tinha feito.

Como ia estagiar para uma instituição por cerca de 6 meses e já que tava com vontade de cortar a parte lisa achei melhor fazê-lo antes de ir para a Instituição pois assim apenas se iriam habituar a ver-me com o cabelo curto...Devo dizer que foi um verdadeiro choque para os que me conheciam pois o mais curto que tinha utilizado o cabelo era abaixo do queixo!

Como o meu cabelo sempre cresceu muito rápido não me preocupei muito, mas lá está, não tinha uma verdadeira noção do tempo que iria demorar a crescer, ou por outra, o meu cabelo cresce a mesma velocidade do que antigamente, a verdadeira questão reside no facto de eu agora já não alisar, logo como ele tem um padrão de S bem apertadinho, género molinha, custa-me muito mais a ver progressos no seu crescimento.

Pois é nisto tudo já lá vão 9 meses desde que fiz o meu Corte Radical.

Uns dias antes:

No dia do corte


2 meses depois (Novembro 2013)


Em Janeiro de 2014


Maio de2014


Molhado e com algum esforço, já o consigo apanhar

domingo, 15 de junho de 2014

A fase do cabelo liso...

Ao escrever este título com a palavra fase, deixa-me a pensar 2x, pois não foi exactamente uma fase da minha vida, uma vez que usei o cabelo com alisamentos químicos durante mais de 20 anos, sendo que já nem me recordava bem da textura do meu cabelo, tendo que recorrer a fotos para ter uma pequena ideia.
Pois é, não sei precisar de forma exacta mas penso que a minha mãe começou a levar-me á cabeleireira antes dos 10 anos para começar a aplicar desfrizo (químicos) no cabelo… e durante anos nunca me interroguei sobre isso…








sábado, 14 de junho de 2014

Look afro: Críticas Destrutivas #1

Pois é, nestes últimos 9 meses, tenho tido dias, uns mais complicados do que outros... com muitas críticas, algumas bastante negativas e perconceituosas das pessoas que me rodeiam, a verdade é que há comentários que mexem mais comigo do que outros e na maioria das vezes para mim os comentários mais díficeis de gerir partem da minha família...É verdade também, que a maioria das pessoas tem de sempre emitir a sua opinião, mesmo quando não a pedes!

Quando cortei o cabelo, o meu marido reagiu mal, já algum tempo que lhe dizia que queria cortar, mas ele não acreditava muito que eu o fizesse, até porque sempre me tinha visto de cabelo comprido e alisado e já estávamos juntos há cerca de 8 anos, e eu nunca tinha feito grandes alterações capilares,

Após o corte, ele afirmou: Não respeitas-te a minha vontade. Devo referir que sou pouco dada a confrontos, por norma só para não me chatear acabo por não fazer o que quero... mas desta vez disse não, e foi isso que lhe tentei explicar...Hoje passados 9 meses, ele já aceita bem, vá...Quando há entendimento numa relação, também não é o cabelo que vai fazer a diferença..

Quanto ao resto da família, já é mais complicado, ainda hoje a minha tia faz observações: Aí aquele cabelo!!! ainda ontem ouvi isto.... e devo dizer que irrita-me, porque já ando há quase um ano a ouvir isto.

Não entendo porque é que as pessoas não aceitam que posso tomar decisões sobre a minha pessoa e que cabelo cresce... é inevitável minha gente.

Outra das pessoas que mais me crítica é a minha mãe, no outro dia encontra-mos uns primos meus e ele disse: Porque é que cortas-te o cabelo, assim pareces uma galinha... eu não respondi, a minha mãe contudo não se fez de rogada e disse logo: Pois é.... DETESTO aquele cabelo.... já tive algumas pegas com ela, ela nunca vai compreender porque quis assumir o meu cabelo afro, diz que o cabelo está feio, é feio... epá ela tem direito a sua opinião e eu tenho direito a não aceitar, mas a verdade é que isto vai minando a nossa relação...enfim talvez depois desenvolva mais este assunto...
eu e a maninha..gosto especialmente desta foto, resume lindamente como está actualmente o meu cabelo

E vocês que estão em transição ou que já cortaram e assumem a vossa afro com orgulho, muitas críticas??

A minha Transição em Fotos





Esta é uma das últimas fotos com cabelo comprido...A raiz ja tinha 5 dedos e passado uns dias cortei!
Durante a transição descobri os métodos Fitagem e LOC que ainda hoje uso... contudo na altura não conseguia muita definição!!

My Way/ My Path

Pois é.. após 1 ano e dois meses de ter iniciado o meu percurso, para o reencontro com o meu Eu natural, cá estou, com um blog…
Um blog simples que pretende mostrar o meu percurso até ao encontrar das minhas raízes e retorno para aquilo que é meu e para aquilo que sou eu…assumo que nem sempre é fácil que já ouvi muitas críticas e que nem sempre é fácil ouvi-las, mas sabem que mais, sabe tão bem poder ser eu e poder tomar decisões sobre mim, sobre o meu cabelo, sobre o meu corpo, porque afinal tod@s nós deveríamos ter esse direito mas infelizmente por esse mundo fora há muit@s que não o podem fazer…

A minha Transição (história do meu BC)


Antes


Depois

A minha Transição, 
Bem esta foi muito curtinha..apenas 6 Meses, de Abril de 2013 a Setembro do mesmo ano.
Os motivos que me levaram a entrar em transição(palavra que inicialmente desconhecia e que com o tempo fui descobrindo) não foram tanto por estar descontente com o meu cabelo, ou por este não crescer, que são alguns dos motivos que mais vejo enunciados nos sites que pesquisei e nos blogs das ‘naturalistas’ que sigo, apenas senti necessidade de deixar de depender de fosse de quem fosse para me desfrizar o cabelo, cansei-me de o lavar poucas vezese ter de manter a mise durante uma semana, cansei-me de ter de depender de secadores e pranchas para esticar o cabelo, cansei-me de ir a praia e ter de equacionar se molhava ou não o cabelo, entre outros…..

E no fundo, comecei a realmente pensar, porque raio não poderia eu assumir o meu crespo e aprender a gostar e a cuidar realmente dele, pois se outras raparigas o conseguiam fazer. na comunidade americana e brasileira, também eu estaria apta a fazê-lo. 
Pois então após apenas 6 meses, estava super determinada em cortar o cabelo e a minha família,o meu marido, amigos, colegas de trabalho, quase toda a gente me dizia para não cortar, para esperar, que não iria gostar de me ver de cabelo curto,etc, etc.,etc...
Mas digam lá, existe coisa melhor do que poder tomar decisões acerca de nós e do nosso corpo´, mesmo que depois surja uma pontinha de arrependimento? Eu acredito que não… e a verdade é que teria de cortar o cabelo mais cedo ou mais tarde e que conviver com duas texturas é dose!!!
Assim um dia a noite, após o banho, peguei na tesoura e cortei….

Penteado Transição #2

Eis aqui um outro penteado que utilizei, quando em transição….Espinha de peixe! Ideal para quando o cabelo não define ou não se sabe o que fazer com o cabelo!



Penteado Transição #1



Side Cut Fake = Um dos Penteados Perfeitos durante a Transição.
Usei-o quando fui convidada num Batismo!






Reflexões #1

Pois é, hoje num momento em família manifestei-me… Ao mostrar uma foto de uma prima minha de 3 anos, a minha tia fez uma observação do género: Ai aquele cabelo. Bem, desta vez, não me contive e respondi: Quer dizer, o bom, o correcto é colocar químicos na cabeça da criança, não é??
Sinceramente,as vezes canso-me/fico triste com estas observações preconceituosas.. e a verdade é que as vezes nem digo nada, como por exemplo, quando, ouvi no outro dia dizerem, quando se referiam a outra criança: Ah ela é tão bonita.. pena que o que lhe estraga a beleza é o cabelo.
Não crítico quem, enquanto adulto decide desfrizar/alisar com químicos o seu cabelo, de forma consciente e informada. O problema é que, a muitas de nós não coube essa decisão, pois, quem a tomou foram as nossas mães e continuamos em piloto automático a fazer aquilo que nos foi incutido e passando tais ideias de geração em geração e efectivamente por vezes isso é muito difícil de digerir..
https://www.youtube.com/watch?v=hlVBg7_08n0